sábado, 12 de setembro de 2009

Sócrates e Manuela 1 - 0 Portugueses

Hoje terminaram os debates televisivos entre os candidatos ao lugar de Primeiro-Ministro. Por fim, defrontaram-se os líderes dos partidos com mais lugares na Assembleia da República, José Sócrates (PS) e Manuela Ferreira Leite (PSD). Este debate prometia ser decisivo para o eleitorado que se mostra indeciso nas suas escolhas na hora de votar. Enquanto Sócrates se focalizou em atacar Manuela Ferreira Leite pelos seus tempos de Ministra das Finanças, a Presidente do PSD fez um discurso onde mostrou ao eleitorado as decisões mais polémicas e controversas do Eng. Sócrates nos seus últimos 4 anos e meio de mandato.
Ferreira Leite não fugiu ao tema controverso de ter dois candidatos a deputados com casos judiciais pendentes, nem ao facto de ter assinado um pré-acordo com os espanhóis para a construção de quatro linhas para o TGV, e hoje em dia achar o TGV um assunto nada prioritário para Portugal devido ao estado de endividamento em que o país se encontra. Já José Sócrates continua a defender o projecto do TGV, devido ao facto de considerar fundamental aproximar Portugal do centro da Europa. Ferreira Leite contrapôs com o facto de os espanhóis estarem interessados na construção dele em Portugal para adquirem mais subsídios da União Europeia.
Relativamente à privatização da Educação e da Saúde a Presidente do PSD é contra esta medida. Quanto a José Sócrates, sentiu-se algo desconfortável com as afirmações relativamente aos casos onde se viu envolvido, como o Freeport e agora a TVI e o cancelamento do Jornal Nacional de sexta-feira.
Na vertente da educação Manuela Ferreira Leite foi bastante crítica em relação ao modelo que “José Sócrates impôs aos professores”, sem nunca se ter preocupado em debater com os mesmos este modelo. O Primeiro-Ministro admite possíveis erros mas não se arrepende da medida tomada. Mas quando confrontado com a pergunta se iria mudar o seu Governo se fosse reeleito, José Sócrates foi claro nesta questão e respondeu afirmativamente, prevendo que se estive a referir à Ministra da Educação.
Concluindo, foi um debate com alguns pontos interessantes mas não me parece que tivesse esclarecido os portugueses relativamente a assuntos tão importantes como a Educação e a Saúde.

3 comentários:

  1. socrates acusa manuela ferreira leite de se contra dizer mas ele fe-lo no debate.Dizendo se voltar a ser 1º ministro mantem todas as suas politicas dos ultimos 4 anos, mas pelo outro lado refere que governo novo, ministros novos. Ou seja serviram para dar a cara pelas politicas durante 4 anos mas agoram sao corridos,mas as politicas ficam. Entao para que sera os ministros novos, eles vao aplicar o mesmo, sera que e so para as pessoas nao se cansarem da cara deles. Entao todos o erros cometidos neste mandato (que nao foram poucos)foram unica e exclusivamente culpa dos ministros ... Logo as politicas eram perfeitas ... Mas ca para nos a culpa nao seria de ambas as coisa...
    BOB, O INGINHEIRO

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a análise feita pelo Iron Balls, o debate baseou-se em acusações por parte do PS e a refutação dessas acusações pelo PSD, sendo que muito do necessário ficou por dizer.

    ResponderEliminar