quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Foda

Hoje falo-vos de algo fantástico, a foda. Um prato típico do Minho, mais precisamente de Monção. (essas mentes conspurcadas pensavam em quê?) É verdade que tem um nome curioso mas bastante normal para aquelas gentes.

Este prato confecciona-se da seguinte forma:
Primeiro coloca-se o borrego em água limpa, de manhã até à noite, e retira-se as maiores gorduras. Depois tira-se o borrego dessa água, coloca-se novamente em água limpa com bastantes rodelas de limão e um pouco de sal, e permanece assim durante a noite. No dia seguinte, limpa-se com um pano seco e dá-se-lhe um banho, que é feito da seguinte forma: põe-se 3 cabeças de alho picado dentro de uma tigela, bastante pimenta, sal e vinagre, depois com a mão esfrega-se o borrego por dentro e por fora com este tempero.
Em seguida faz-se uma calda para o arroz da seguinte maneira: coze-se meia galinha bastante gorda, um pouco de presunto, um pouco de carne de vaca, um chouriço, os ossos das patas do borrego e um pouco de orelha de porco. Depois de a carne estar cozida, retira-se da panela. Num alguidar de barro coloca-se 2,3,4kg de arroz (conforme o nº pessoas), passa-se a calda por um passador e deita-se por cima do arroz conforme a quantidade desejada. Na boca do alguidar põe-se uma grelha, tira-se ao alhos do borrego, ata-se as pernas e as mãos com um cordel, coloca-se em cima da grelha e leva-se ao forno a assar, de preferência num forno de padeiro. O tempo médio que demora a assar é entre 4 a 5 horas.
Pessoal experimentem este prato porque é muito bom.

Esta receita é em homenagem, de quem me deu a comer esta maravilha e que já não está entre nós. Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário