domingo, 3 de janeiro de 2010

Nasceu para nós um Menino

No dia 25 de Dezembro, celebrá-mos o Natal, o nascimento de Jesus.
Não existem certezas históricas nem científicas do dia do nascimento do Salvador. No entanto a Igreja, no Ocidente, acabou por fixar a celebração do Natal do Senhor (nascimento do Senhor) a 25 de Dezembro, aproveitando um dia em que havia uma festa romana pagã, ao sol, e assim, sendo Cristo Sol e Luz do mundo acabou por se definir esta data. A Igreja, no Oriente acabou por escolher outra data que pensou ser mais correcta (penso que a 6 de Janeiro). No entanto, o importante é o nascimento de Jesus, e não a data exacta.
Naquela noite, em Belém nasceu da Virgem Maria, Cristo o Salvador do mundo. O Filho de Deus, o Verbo encarnou e fez-Se homem para nos chamar à reconciliação com o Pai.
São João diz-nos no começo do seu Evangelho : «No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio d'Ela, e de tudo o que existe, nada foi feito sem Ela. N'Ela estava a Vida, e a Vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas. e as trevas não conseguiram apagá-l'A. Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas apenas a testemunha da luz. A luz verdadeira, aquela que ilumina todo o homem, estava a chegar ao mundo. A Palavra estava no mundo, o mundo foi feito por meio d'Ela, mas o mundo não A conheceu. Ela veio para sua casa, mas os seus não A receberam. Ela, porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos os que A receberam, isto é àqueles que acreditam no seu Nome.» Jo 1, 1-12.
Jesus é o Verbo feito carne, acolha-mo-l'O, neste tempo do Natal, deixe-mos que Ele nasça no nosso coração, e olhe-mos para a Virgem Maria, e veja-mos como pôs a sua confiança em Deus, apesar de nem sempre entender o que Ele queria, e como Ela meditemos e guardemos as maravilhas que Deus faz na nossa vida no nosso coração.
Neste Domingo celebramos a Epifania do Senhor (a manifestação do Senhor), o momento em que Deus se manifestou aos Magos, que conhecendo as profecias em que Deus tinha prometido que daria ao mundo o Salvador, acreditaram na Sua Palavra e seguiram os sinais que lhes foram dados. Deus revela-Se assim a todos, e não apenas ao Povo escolhido. Os Magos levam ouro, incenso e mirra ao Menino. O ouro como sinal de que Jesus é Rei. O incenso como sinal de que Jesus é Deus. E a mirra como sinal de que Jesus é homem.
Acolhamos Jesus, que veio ao mundo para nos salvar, e deixemos que nas nossas vidas seja Ele o nosso Rei, o nosso Deus, e o nosso modelo de homem a seguir, e assim caminhemos para a santidade a que somos chamados.

1 comentário: