sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Bolo Rei e Uvas Passas

Depois destes dias de festa, onde estamos com a família e os amigos, a comermos como se não houvesse amanhã, fiz algumas reflexões alimentares que me deixaram algo confuso, e queria partilhar convosco.
Primeiro, o Bolo Rei afinal é o quê???? Eu não percebo. Para mim é um monte de massa com bocadinhos de coisas que os comerciantes não conseguem vender ao longo do ano e então nesta altura natalícia, onde estamos mais dispostos a aceitar tudo o que nos faz mal, só porque é Natal, eles põe estas coisas nos bolos e nós comemos todos satisfeitos. Mas não pensem que a história do bolo rei termina aqui. Afinal porque é que com tantos chocolates, tantas natas, tantas coisas boas, os pasteleiros tiveram a infeliz ideia de pôr frutas cristalizadas (que porcaria é esta, só o nome já enjoa) a cobrir um bolo, que já por si é tão mau.

Mas esta quadra não se fica só pelo bolo rei. Quando estamos prestes a passar o ano, alguém tem sempre a infeliz ideia de me dizer "Já tens as 12 passas na mão?" (normalmente é a minha avó), se muitas vezes achamos que o ano poderia ter corrido melhor, ainda temos que levar com 12 passas na boca num momento que se pede de alegria porque vai começar um novo ano, e o pessoal diz todo "novo ano, vida nova" (que é uma treta porque ninguém muda), e temos que estar ali a fazer o sacrifício de comer uvas passas que ninguém come mais durante o ano mas tem de comer nessa noite. Eu sinceramente acho que foi gente muito cruel que se lembrou de tais actos de requintada malvadez, porque alguém minimamente normal diria para comermos 12 chocolates (não é que eu goste muito)ou 12 costeletas (porque há pessoas que estão quase a conseguir esse objectivo, numa mesma refeição, não é suri?). Mas pronto é assim a tradição e o pessoal gosta de a manter.
A todos desejo um Bom Ano e já agora expliquei-me porque é que o Carlos Carvalhal estava nos ídolos na passagem de ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário